Esse é sobre moda?
Sei lá, achei tendência!
Este é mais um texto de processo artístico, aos moldes daqueles que eu descrevi nesses textos aqui:
Vamos tentar não enlouquecer
Ontem (27/02) encerrei a coluna “De lá até aqui” falando sobre começar uma pintura nova. Eu não tinha nada em mente, só a vontade de pintar mesmo, que só precisava de um empurrãozinho. Esse empurrãozinho foi o evento anual chamado: Nath Araújo postou um vídeo desenhando.
Artista pula processo?
Alerta de texto que pode não caber no e-mail. Caso aconteça, clica pra ler direto no Substack.
Leu os textos anteriores? Entendeu que eu não sigo necessariamente um mesmo processo em todas as artes? Pois é. A história da arte de hoje não tem nada a ver com nenhuma das suas acima.
Começou comigo vendo em algum lugar alguém falando de make que é tendência atualmente, mas que é super retrô porque remete aos anos 80 e tals… Parei pra pensar que eu estava totalmente por fora do que era tendência no momento. Logo eu que cresci folheando as revistas Manequim da minha mãe. Logo eu que vivi o auge das revistas Capricho e Todateen. Logo eu que acompanhei tantas blogueiras na época que eles escreviam em blogs. Logo eu que considerei estudar moda na faculdade.
Bom, pois a eu jovem que desenhava garotas só pra poder criar roupas legais (e implorar pra mãe fazer as roupas pra ela) voltou pelo menos um pouquinho. Decidi deixar tendências de moda ditarem o que eu iria desenhar.
O moodboard acima foi montado depois de algumas pesquisas. Fui juntando o que me chamou mais atenção, coisas que eu usaria, ou que já uso. Descobri, por exemplo, que a cor do ano é branco, e está sendo bastante utilizada em roupas e maquiagem, inclusive tinha bastante gente de branco no Oscar.
Outras cores que apareceram foram as paletas de tons pastel e o azul Klein (sim, algumas cores tem sobrenome, por terem sido registradas por um artista específico, no caso o Yves Klein). Amei que tricô e crochê estão em alta, porque como eu já falei por aqui, estes são meus hobbies favoritos ultimamente.
Tá, mas não vou ficar repetindo o que já está na imagem, só que depois dessa pesquisa e desse moodboard montado, parti pro meu caderno de esboços e pras pesquisas mais específicas de referências. Assim que eu abri o Pinterest me apareceu foto de uma poltrona que eu achei legal, então comecei o desenho por ela.
Então eu desenhei uma moça sentada na poltrona. Usando gorrinho de crochê, botas, saia e uma sobreposição de um top com uma blusa transparente. Botei um livro nas mãos dela porque eu gosto de ler e achei que ajudaria a dar uma vibe de tranquilidade.
Joguei pro digital pra colorir e finalizar. Defini uma paleta branca, azul e rosa. Fiz uma maquiagem nos olhos com aquele pontinho de luz branco no cantinho do olho que eu gosto muito de fazer nas duas vezes por ano que eu me maquio. Brinquei bastante com texturas, sobrepondo uma textura diferente em cada tecido, além de textura de papel, pela nostalgia das revistas que eu comentei acima.
O fundo é uma sobreposição de páginas de revistas e jornais e o texto veio dessa vibe tranquila que eu quis fazer na imagem, com uma fonte que me pareceu meio retrô. Foi super gostoso desenhar florzinha por florzinha na saia. Sério, fazer arte devagar, curtindo cada pedacinho é gostoso demais.
E é isso. Obrigada por ler até aqui, vem trocar figurinhas sobre moda comigo? Deixo também o apelo pra quem quiser/puder, clicar no linktree que eu deixo no fim do post e ver todas as formas de acompanhar e apoiar meu trabalho.
Me acompanhe em todo lugar: linktr.ee/byraquels.ramos







