É possível viver de arte?
É possível viver sem arte?
O texto a seguir é uma versão adaptada para a newsletter de uma carta que escrevi aos apoiadores da UMA Revista Coletiva. Decidi trazer pra cá porque não paro de pensar nas questões que abordei nessas linhas. Quem leu o último De lá até aqui, sabe bem o porquê. Boa leitura!
Quando se é artista é frequente o embate com a pergunta: “É possível viver de arte?”, e este questionamento ecoa em cada pequeno canto do ser artista. É claro que esta pergunta parte do sentido financeiro, e sim, nós artistas sofremos, suamos e sangramos todos os dias pela angústia que é não ter certeza de absolutamente nada quando se trata de dinheiro. Ainda assim, insistimos, acolhemos este sofrimento, porque se é difícil responder à infame pergunta no início do parágrafo, é evidente a resposta para outra pergunta: “É possível viver sem arte?”

Aos 17 anos ignorei os dois cursos de arte para os quais eu havia sido aprovada com minha nota do ENEM, um por ser em outro estado, outro por ser EAD (sedenta que eu estava de me ver no interior dos muros de uma universidade). Fiz outra graduação, na qual desenvolvi muito de quem eu seria enquanto adulta, mas a qual eu concluí deprimida, frustrada. Me faltava um pedaço, e este pedaço era óbvio: a arte.
Bom, agora parece óbvio, mas foi só aos 25 anos que entendi que minha vida só seria plena se eu voltasse a ser a criança que estava sempre com lápis de cor na mão, ou a adolescente que recortava revistas para criar capas novas para seus cadernos. Viver sem arte não era mais uma opção. Não é mais. Hoje, aos 32 anos, ser artista é minha única certeza. A arte me salva todos os dias de uma escuridão que insiste em querer se apossar de mim, mas que eu rebato com o máximo de cores que eu conseguir usar no meu trabalho.
Eu, como tantos outros artistas, virei as costas para o que muitos chamam de “oportunidades”, mas que eu via como obstáculos para a realização do meu sonho de viver com arte. E quanto a viver de arte? A gente faz o que pode, mas nunca a sós. Já falei em diversas sessões de terapia que não existe artista sem público e é por isso que cada apoiador é tão importante para nós quanto as crianças em Peter Pan dizendo que acreditam em fadas. Obrigada por acreditarem em cada linha escrita, cada traço desenhado e cada registro criativo. Vocês que me acompanham e apoiam são parte fundamental do que torna possível viver com e de arte.
Deixo o apelo pra quem quiser/puder, clicar no linktree que eu deixo no fim do post e ver todas as formas de acompanhar e apoiar meu trabalho.
Me acompanhe em todo lugar: linktr.ee/byraquels.ramos


Que honra ter minha arte por aqui🥺❤️ e esse texto me trouxe um quentinho no coração pq as vezes ser artista é muito solitário, e passar por esses momentos de se questionar se vale a pena continuar lutando e vivendo de arte quando é tão difícil sozinhos é horrível. Ano passado pela primeira vez me senti perdida nesse lugar onde quase desisti da arte, só que ao mesmo tempo me doía pensar sequer em desistir, pq é a arte que me motiva, que me move, que me faz querer viver
Não sei de quem é essa frase, mas ela fica muito comigo todos os dias:
"Se você é da arte, a arte vai dar um jeito de lhe encontrar"