De lá até aqui #25
Desenhos, tirinhas, zines... muita coisa
Boas vindas a “De lá até aqui”, a newsletter que serve não só pra resumir o que rolou desde a última publicação, como divulgação das minhas artes. Aqui vocês também tem acesso ao que eu achei sobre o que li, ouvi, assisti… Caso a newsletter tenha ficado incompleta no e-mail, clica pra ler tudo, por favorzinho?
30/01 - Experimentações no meu caderno. Fiz uma colagem com alguns dos papéis que eu junto e pintei por cima com giz oleoso.
31/01- Desenhei mais. Meus dois brushs azuis claros secaram enquanto eu pintava esta parede, foi um sofrimento.
02/02 - Assisti Bugonia, um dos grandões do Oscar desse ano. E que filme! Recomendo ver sem pesquisar muito antes, que é pra ir entendendo enquanto vai vendo. Toda a sátira às teorias da conspiração que ganham cada vez mais palco nas mídias sociais vem ácida no ponto certo. As atuações desse filme são incríveis, inclusive achei injusto o ator Jesse Lon Plemons não ter recebido indicação ao Oscar pelo trabalho que ele entregou aqui.
04/02 - Fiz um desenho/tirinha para a série Adulta Normal (mais sobre essa série aqui) e comecei o rascunho do texto da minha collab com a Biblioteca de Zines.
Estava lendo um livro chamado “No fundo do poço” de uma autora nigeriana chamada Buchi Emecheta. Ele narra a vida de uma imigrante nigeriana numa periferia na Inglaterra dos anos 70. Estava gostando, mas dei uma pausa porque rolaram uns gatilhos de ansiedade, mas olha que pedrada essa citação:
05/02 - Ainda para a collab com a Biblioteca de Zines, fiz uma zine para o clube, que em fevereiro teve colagem como tema. Colei diversos círculos que recortei de embalagens diversas que passaram pelas minhas mãos durante janeiro. No vídeo abaixo eu falo um pouco sobre este processo.
06/02 - Saiu a collab!!! Bora todo mundo ler e começar a fazer zines?
Fiquei mais uma vez rabiscando enquanto assistia AEW, resultou nisso aqui:
Saiu o álbum Mizantrop do duo gótico turco She Past Away, é meio mais do mesmo, mas é legalzinho.
07/02 - Depois de sei lá quantos anos eu fiz um desenho todo a lápis de cor.
08/02 - Assisti mais um indicado ao Oscar, mais especificamente um dos concorrentes na categoria de cabelo e maquiagem (e merece). Estou falando de “A meia irmã feia”, que reconta Cinderela por uma perspectiva bem distante da versão da Disney. Neste filme a protagonista é Elvira, uma das meias irmãs da “Cinderella”, que obcecada pela ideia de se casar com o príncipe faz uma série de sacrifícios pela beleza. Eu amo recontos de fadas, e amo quando retomam ao seu lado mais grotesco, e quando esse grotesco é aproveitado para fazer um comentário legal (é uma merda quando é só pra chocar), tudo fica mais interessante.
09/02 - Do nada comecei a rever a novela Rebelde (2004), vendo agora no idioma original, pra exercitar meu espanhol para além do vocabulário da lucha libre e das músicas que escuto. Percebi que não lembro de muita coisa da história. Desenhei mais, dessa vez tentando criar efeitos mais interessantes de luz e sombra.
12/02 - Depois de 3 dias pesquisando e fazendo esboços, concebi a arte abaixo. Já adianto que em breve vou fazer um texto falando deste processo, porque tem muitas referências sobre as quais eu quero falar.
13/02 - Fiz duas tirinhas da série onde eu narro situações engraçadas que Magdiel e eu passamos enquanto casal.
15/02 - Fui numa cafeteria e lá tinha uma xícara gigante impressa em 3D, e é lógico que Magdiel quis tirar uma foto minha com essa xícara para provar o ponto da série de tirinhas que elu faz de mim tomando grandes quantidades de café.
Então é isso, pulei alguns dias sobre os quais eu não tinha nada para falar, até porque trabalhei em artes que ainda não posso mostrar, mas espero que gostem das artes que eu fiz e das indicações que eu trouxe. Obrigada por ler até aqui, deixo o apelo pra quem quiser/puder, clicar no linktree que eu deixo no fim do post e ver todas as formas de acompanhar e apoiar meu trabalho.
Me acompanhe em todo lugar: linktr.ee/byraquels.ramos
















